quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Media Education - from AAP

Media Education:

The American Academy of Pediatrics recognizes that exposure to mass media (eg, television, movies, video and computer games, the Internet, music lyrics and videos, newspapers, magazines, books, advertising) presents health risks for children and adolescents but can provide benefits as well. Media education has the potential to reduce the harmful effects of media and accentuate the positive effects. By understanding and supporting media education, pediatricians can play an important role in reducing harmful effects of media on children and adolescents. Via American Academy of Pediatrics.

See full text: http://bit.ly/sjV8K2

New UK clinical trial for relapsed neuroblastoma planned - via NB Globe - Neuroblastoma News

New UK clinical trial for relapsed neuroblastoma planned: LONDON — November 7, 2011 — A new clinical trial testing 177Lutetium-DOTATATE (LuDO) for relapsed neuroblastoma is due to start in the UK next year. The UK is the first country to plan a clinical trial for this new molecular radiotherapy treatment for treating relapsed high-risk neuroblastoma, although it is already used to treat rare adult neuro-endocrine … Continue reading → via NB Globe - Neuroblastoma News

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Programa do II Encontro Interdisciplinar de Assistência ao Paciente Oncológico

O II Encontro Interdisciplinar de Assistência ao paciente Oncológico será realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE - Cep 60165-090 Fone: (85) 3101.1398 - Fax (85) 3101.1423) sob organização do Centro de Estudos Dr. Geraldo Barros de Oliveira, do Centro Regional Integrado de Oncologia - CRIO. Maiores informações, entrar em contato no endereço www.crio.com.br


sábado, 19 de novembro de 2011

What's new for 'fibromyalgia' in PubMed

This message contains My NCBI what's new results from the National Center for Biotechnology
Sender's message: Search: fibromyalgia
Sent on Saturday, 2011 Nov 19
Search fibromyalgia

PubMed Results

1.Relationship between body mass index, fat mass and lean mass with SF-36 quality of life scores in a group of fibromyalgia patients.

Arranz L, Canela MA, Rafecas M.

Rheumatol Int. 2011 Nov 18. [Epub ahead of print]

PMID: 22095395 [PubMed - as supplied by publisher]


2.Serum iron and iron stores in non-anemic patients with fibromyalgia.

Mader R, Koton Y, Buskila D, Herer P, Elias M.

Clin Rheumatol. 2011 Nov 19. [Epub ahead of print]

PMID: 22095117 [PubMed - as supplied by publisher]


3.Future perspectives in generalised musculoskeletal pain syndromes.

Russell IJ.

Best Pract Res Clin Rheumatol. 2011 Apr;25(2):321-31.

PMID: 22094205 [PubMed - in process]


4.Non-pharmacological treatment of chronic widespread musculoskeletal pain.

Hassett AL, Williams DA.

Best Pract Res Clin Rheumatol. 2011 Apr;25(2):299-309.

PMID: 22094203 [PubMed - in process]


5.Neuroimaging of fibromyalgia.

Gracely RH, Ambrose KR.

Best Pract Res Clin Rheumatol. 2011 Apr;25(2):271-84.

PMID: 22094201 [PubMed - in process]


6.Fatigue and fibromyalgia syndrome: Clinical and neurophysiologic pattern.

Casale R, Rainoldi A.

Best Pract Res Clin Rheumatol. 2011 Apr;25(2):241-7.

PMID: 22094199 [PubMed - in process]


7.Fibromyalgia and sleep.

Spaeth M, Rizzi M, Sarzi-Puttini P.

Best Pract Res Clin Rheumatol. 2011 Apr;25(2):227-39.

PMID: 22094198 [PubMed - in process]


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aparelho consegue medir níveis de glicose em lágrima


Um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, deu um passo importante para livrar diabéticos do ritual incômodo de picar o dedo várias vezes por dia para medir os níveis de glicose no sangue. A alternativa: lágrimas.
Ocorre que, segundo a equipe liderada por Mark Meyerhoff, o fluido das lágrimas -que não aparece apenas quando as pessoas choram, mas está presente com frequência como lubrificante dos olhos- também reflete o conteúdo de glicose do organismo, podendo ser examinado de forma confiável.
Em artigo na revista científica "Analytical Chemistry", Meyerhoff e companhia descrevem a criação de um sistema relativamente simples, envolvendo componentes comuns na indústria eletrônica, para medir os níveis de glicose nas lágrimas.
Os testes foram feitos com coelhos, revelando que o sensor dos pesquisadores é capaz de detectar os níveis da molécula de açúcar em amostras de apenas 5 microlitros de fluido lacrimal.
É um volume, de fato, muito pequeno, pouco mais de um milionésimo do encontrado numa garrafa d´água de 1 litro, por exemplo.

SENSIBILIDADE
Esse era justamente um dos problemas para colocar em prática a medição alternativa de glicose: como aumentar a sensibilidade.
Fala-se em substituir sangue por lágrimas desde os anos 1950. A questão é que, quando os cientistas foram comparar o metabolismo do sangue com o das lágrimas, viram que a presença de glicose nessas últimas era muito menor -entre 1/30 e 1/50 da quantidade encontrada na corrente sanguínea.
Também não estava claro se a correlação entre açúcar no sangue e no fluido lacrimal era confiável. Se as flutuações fossem grandes demais, com níveis altos nas lágrimas não necessariamente associados a níveis elevados no sangue, um teste desse tipo seria inútil.
Os pesquisadores de Michigan levaram em conta todas essas dúvidas no teste com 12 coelhos -todos devidamente anestesiados e imobilizados, porque era preciso comparar os exames de sangue com os de lágrimas.
As amostras lacrimais eram recolhidas num tubinho de apenas 0,84 milímetro de diâmetro. O sensor desenvolvido pelos cientistas é mergulhado dentro do fluido.
Para detectar com precisão a quantidade de glicose na amostra, o sensor usa uma enzima (proteína que acelera reações químicas) que degrada o açúcar. A sobra da reação gera um sinal elétrico cuja intensidade diz quanta glicose está presente ali.
Graças a outros componentes do sensor que o ajudam a "ignorar" a presença de outras moléculas das lágrimas, que poderiam ser confundidas com a glicose, o sistema tem bom grau de precisão.
Os dados obtidos com os coelhos também mostraram que há uma correlação forte entre níveis de glicose no sangue e nas lágrimas.
O que acontece é que a correlação muda um pouco de indivíduo para indivíduo. Por isso, talvez seja necessária uma calibragem fazendo um exame inicial de sangue antes de partir para testes com o fluido das lágrimas.
A equipe, agora, pretende melhorar ainda mais a sensibilidade do teste para poder empregá-lo em pessoas.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO – SP, via Consulfarma

Anvisa proíbe alimentos e bebidas à base de aloe vera

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União.

A aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de "novos alimentos", a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.

De acordo com a resolução, o uso da aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido. As informações são da Agência Brasil.

Na foto, anúncio de bebibas à base de aloe vera, vendidas no Havaí.

Fonte: ZERO HORA – RS, via Consulfarma

Desenvolvimento pioneiro de nova droga bloqueadora da AKT

A ArQule e a Daiichi Sankyo anunciaram esta quinta-feira a assinatura de um contrato de licença para o desenvolvimento de um novo inibidor da AKT chamado ARQ 092, o primeiro composto a surgir a partir do acordo que as empresas assinaram em Novembro de 2008 “para colaborar na investigação utilizando o AKIP ™ (ArQule Kinase Inhibitor Platform) para gerar novos, seletivos e potentes inibidores da quinase), diz comunicado de imprensa, enviado ao POP.

Sob os termos do acordo de licença, a Daiichi Sankyo vai obter os direitos exclusivos para desenvolvimento, produção e comercialização do ARQ 092 numa base mundial.

O ARQ 092 será estudado em doentes com câncer para identificar a sua utilidade no direccionamento da via de sinalização AKT, que desempenha um papel na regulação do crescimento celular, sobrevivência, migração e angiogênese, uma vez que é frequentemente desregulado nas doenças malignas. As inscrições de doentes no estudo clínico de fase 1 com ARQ 092 estão programadas para abrir nos próximos meses.

"Este candidato clínico é o resultado da colaboração científica estreita entre as duas empresas nos últimos dois anos e meio”, disse Thomas C.K. Chan, director científico da ArQule.

A figura mostra vias de sinalização molecular envolvidas no fenômeno da apoptose (morte celular programada), entre elas, a via da proteína quinase AKT.

Fonte: RCMPHARMA via Consulfarma

O Fim das Células-Tronco Embrionárias?

O teste clínico mais aguardado das últimas décadas está terminando de forma inglória. A empresa americana Geron, primeira a empregar células-tronco embrionárias em humanos, avisou que não vai mais trabalhar nessa área.
A Geron recebeu permissão do governo americano para injetar as células na medula espinhal de cerca de dez pessoas com lesões recentes na área, que as deixaram paralisadas -problema comum em acidentes de carro ou ferimentos a bala.
A grande esperança envolvendo as células-tronco embrionárias, capazes de se transformar em qualquer tecido do organismo, é a de reconstruir órgãos danificados.
Mais especificamente, os acidentados que participam do teste da Geron receberam oligodendrócitos. Essas células do sistema nervoso montam a "fiação" dos neurônios, que acaba sendo cortada durante esse tipo de lesão.
A empresa americana afirmou que vai monitorar os quatro pacientes que já receberam a infusão de células-tronco, e que vai concluir os transplantes já projetados, mas que não testará a abordagem em mais pacientes. Além disso, vai abandonar totalmente o ramo das células-tronco embrionárias.
Em entrevista ao "New York Times", o executivo-chefe da Geron, John Scarlett, disse que "continua acreditando profundamente" na promessa das células-tronco, mas que a atual crise econômica força a empresa a se dedicar a áreas com retorno mais imediato, como drogas contra o câncer.
Por outro lado, o fato é que, embora os pacientes não tenham sofrido efeitos colaterais no teste, também não tiveram melhoras.
Com isso, só há um único outro grupo testando células de embrião no planeta: os também americanos da ACT (Advanced Cell Technology).
Liderados por Robert Lanza, eles estão empregando as infusões celulares contra dois tipos comuns de doença degenerativa da visão.
Existem ainda muitos testes com células-tronco adultas, menos versáteis, inclusive no Brasil. (RJL)

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO – SP, via Consulfarma

sábado, 12 de novembro de 2011

What's new for 'cancer' in PubMed

This message contains My NCBI what's new results from the National Center for Biotechnology Sender's message:
Sent on Saturday, 2011 Nov 12
Search cancer

PubMed Results
1.Prolonged survival with valproic acid use in the EORTC/NCIC temozolomide trial for glioblastoma.

Weller M, Gorlia T, Cairncross JG, van den Bent MJ, Mason W, Belanger K, Brandes AA, Bogdahn U, Macdonald DR, Forsyth P, Rossetti AO, Lacombe D, Mirimanoff RO, Vecht CJ, Stupp R.

Neurology. 2011 Sep 20;77(12):1156-64. Epub 2011 Aug 31.

PMID: 21880994 [PubMed - indexed for MEDLINE]

Related citations

Clique aqui!

2015 A.C. Camargo academic journals acesso aberto adverse drug reactions alergia alquilantes alto custo ambiente ambientes virtuais analgésicos anomalias vasculares anti-eméticos anti-helmínticos anti-histamínico antianêmicos antiangiogênico anticâncer anticoagulantes antifúngicos antiprotozoários antivirais artemisinina arXiv asma asthma atopia atualização aula aulas auto-arquivamento avastin avermectina bevacizumab biologicals bioRxiv Blogger brain tumor bundler cancer cancerologia pediátrica Carlos Chagas carne vermelha cauterização Ceará CERN child chronic fatigue syndrome ciência ciência brasileira ciências biológicas e da saúde cientistas influentes cirurgia CLI Command Line Tools conselho internacional crime virtual CT scans Curtis Harris darbopoietina dermatite desenvolvedor diabetes dieta disautonomia dislipidemias doença renal doenças cardíacas doenças parasitárias dor DPOC eczema editoras predatórias efeitos adversos eficácia ensino e pesquisa eritropoietina erlotinib ESA escleroterapia estatinas esteróides estilo de vida exercícios F1000Research farmacogenética farmacologia fatores de crescimento fibromialgia Figshare Fisiologia e Medicina fitness flu FMJ Fortaleza fosfoetanolamina fraude acadêmica fraude eletrônica genetics GitHub glioblastoma gliomas Google Books Google mapas gordos green way Harald zur Hausen hemangiomas hemophagocytic lymphohistiocytosis High Sierra homebrew horário imagem immunology imunossupressores imunoterapia infecção urinária inibidores de ECA inibidores tirosina-quinase iniciação científica insulina irracionalismo ivermectina Jeffrey Beall Jekyll journal hijack Lectures lepra leucemia leukemia linfangiomas Mac OS Mac OS X macrophage activation syndrome magrinhas mal-formações March for Science Marcha pela Ciência medicina personalizada meta-análise Milton Santos modelos monoclonais monoclonal antibody mortalidade morte mudança Mulliken neuro-oncologia neuroblastoma neurology ngram viewer Nobel Nobel em Medicina ou Fisiologia novas drogas novos tratamentos obesidade ômega 3 open access open science OpenAIRE osteoporose Osvaldo Cruz package installer pediatria pediatric cancer pediatric tumors pediatrics peer review PeerJ personalized medicine PET/CT pharmacogenetics pharmacological treatment pharmacology plágio política de C&T posters postprints predatory publishers Preprints pressão arterial prevenção progressista projeto de pesquisa propranolol próstata publicação publicação científica publicações publication pubmed Python python 2 python 3 quimioterapia radiation radioterapia rapamycin rbenv recidiva regressão espontânea Regulação médica repository resposta resultados retrospectiva revisão por pares risco Ruby Satoshi Ömura Scholarly Open Access science ScienceNOW seguimento selênio self-archiving sequestro de periódico científico serotonina SIDA sildenafil slides sobrevida sulfa suplementos survival tacerva targeted therapy temozolamida temozolomide terapia alternativa tireóide tratamento tuberculose tumores cerebrais tumores pediátricos vaccine vacina venv via dourada via verde virtualenv virtualenvwrapper vitamina E vitaminas William C. Campbell Xcode Youyou Tu Zenodo

Postagens populares